Padd Solutions

Converted by Falcon Hive

Mostrando postagens com marcador Boa Vida Criativa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Boa Vida Criativa. Mostrar todas as postagens
A agência Loducca.MPM desenvolveu um anúncio para a Peugeot, do lançamento do seu novo carro, da série Quiksilver em que será lançada a versão 207.
O anúncio foi feito para ser publicado na revista Fluir (principal publicação especializada em surfe no Brasil), e para provar que a mídia interativa não é apenas a mídia digital o anúncio foi feito em uma folha feita 100% em parafina para os surfistas arrancarem a página e passarem na prancha, proeza de Ketzer Crew, que já fez um anúncio comestível.

Difícil encontrar alguém que não lembre de um bom comercial da Coca-Cola.
Os mais recentes se concentram em animações de alto nível, característica de uma empresa que investe pesado em propaganda.

Realmente, um vídeo marcante, com detalhes belíssimos que certamente exigem que o comercial seja visto e revisto.

Porém, apesar da beleza que a animação pode dar a propaganda a imagem humana ainda faz uma grande diferença. E o novo comercial da Coca-Cola, intitulado de Bottle Opener (abridor de garrafa), de autoria da agência Ogilvy, vinculado por enquanto apenas na Austrália para comemorar o verão, certamente cairia como uma luva no Brasil.
O visual, típico verão, praia, sol e galera. A mudança de velocidade entre as cenas e a vontade de sair voando de uma garrafa de Coca-Cola gigante (eu, particularmente, adoraria sair voando de uma garrafa gigante), fazem desse comercial muito agradável.

Para complementar, ainda temos alusão a uma das ultimas figuras da Coca-Cola, o logo com a garrafa colorida expirando "coisas alegres" para fora, uma representação ao liquido coca-cola, dessa vez, feita por pessoas. E no final, o novo slogan da Coca-Cola, Open Happiness (Felicidade aberta), sem tradução oficial no Brasil.

Durante a Semana de Comunicação e a Galeria de Anúncios (que ocorreram entre os dias 09 e 13 de Novembro), as ideias rolaram soltas.
E não me refiro apenas as palestras e a galeria, mas do que aconteceu pelos corredores, de forma silenciosa, porem, brilhante.

A primeira sacada a ser citada é o genial "Interpretando Anúncios". Os alunos Jefferson Gomes e Rafael Lima Armando Frau, do 4º módulo de Publicidade e Propaganda, tiveram a simplória ideia de em sala de aula, apenas com os artefatos que tinham a mão, uma lousa branca e uma câmera digital.
O vídeo ficou extremamente trash, mas um trash luxuoso, que me remonta até as obras do velho Bukowski. Com uma liberdade grandiosa e um humor simplório.

O outro vídeo conta a história de "Augusto e a Semana de Comunicação". De autoria dos alunos Cássia Luz, Leandro Galvão, Marcelo Gomes, Nathália Campos, Nicholas Gonçalves, Raphael Rocha e Thainá Rocha, também do 4º módulo de Publicidade e Propaganda.
Uma mistura de comédia e drama, que chega a ser infantil, quase uma fábula. Principalmente o apelo que o uso do bicho-de-pelúcia consegue.
Mas, de um forma diferente do "Interpretando Anúncios", a estória de Augusto pode ser considerado um filme publicitário do melhor nível, envolvente e convincente, sem ser apelativo.
A adaptação de recursos de comunicação em função de uma estratégia é fato na publicidade contemporânea. A exemplo disso, temos a realidade aumentada, que em cada campanha é usada de uma forma diferente. Porem, geralmente presenciamos isso em ferramentas novas, que ainda estão em fase de exploração.
Por isso mesmo, a sacada feita pela AlmapBBDO para o Greenpeace é tão forte. Aproveitando-se do Youtube, um recurso já bem explorado para praticamente todos os fins, eles criaram uma ideia totalmente nova e até agora única.



O total são 3 vídeos: nível dos oceanos, condições climáticas e biodiversidade. Todos eles seguem o mesmo estilo, sempre com a ideia de causa e consequência.
É claro que a propaganda passa pelo problema de não poder ser vinculada fora do Youtube, mas isso é compensado por ser um canal ao qual todos tem acesso e pela ideia nova, que já está sendo viralizada pela web.
Dessa vez o Greenpeace e a AlmapBBDO acertaram em cheio. Propaganda forte e objetiva, sem ser chocante ou pesada em suas imagens.
A grande característica dos bons comunicadores, e os publicitários estão incluídos, é mudar o modo das pessoas agirem e pensarem usando ações simples, porém impactantes. E melhor ainda se essas ações usarem como ferramentas coisas do cotidiano.
Talvez o melhor exemplo nos últimos tempos, seja esse vídeo abaixo.



O nome dessa boa sacada comandada pela Volkswagen é The Fun Theory (teoria da diversão), baseada na ideias de que se as coisas são divertidas se tornam mais fáceis e atraentes, eles encaram o desafio de mudar o comportamento das pessoas modificando aspectos simples do dia a dia.

Esse vídeo da escada piano faz parte de uma das 3 iniciativas realizadas até agora. Para ver as outras duas acesse o site thefuntheory.com.

É ai que está a boa comunicação, na simplicidade que muda hábitos de forma espontânea.
>