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Converted by Falcon Hive

Houve um tempo em que os pensadores eram dividos em escolas. Quem estuda comunicação sabe muito bem disso, as escolas são diversas: Frankfurt, Teoria Funcionalista, Teoria Culturológica, Gatekeeper, entre outras.
Porém, estamos vivenciando um tempo em que isso não acontece mais. É praticamente impossível dividir escolas, já que as ideias se completam e muitas vezes trabalham campos diversos.E nessa nova era, um dos grandes gênios é o editor da revista Wired, Chris Anderson, um homem de ideias mirabolantes.
O seu primeiro livro, o polêmico Cauda Longa, fez um sucesso avassalador. No livro defende-se a importância dos mercados de nicho e a capacidade que a internet tem de gera-los, justamente porque nela se encontram grupos específicos, gerados em sites de relacionamento, forúns, blogs e uma infinidade de outros meios. E dessa forma, os grupos podem ser estudados e ter suas vontades saciadas.
Alguns concordaram, outros discordaram. Mas, o que não pode ser negado é que já era hora de alguem aglutinar essas ideias em um livro, de forma seria e direta.

Em agosto foi lançado no Brasil a sua mais nova obra, Free - Grátis, o Futuro dos Preços. Sendo mais polémico do que em Cauda Longa, Anderson meche com assuntos como pirataria e fala sobre as novas grandes empresas milionárias, como por exemplo o Google.
A analise feita é: oferecendo produtos de forma gratuita ao consumidor, o lucro pode ser ainda maior.
Ao entrar no Google para fazer uma busca você não paga nada, em troca disso, a página recebe alguns anúncios e essas empresas que anunciam que pagam a conta.
O mesmo acontece com serviços como Orkut, Youtube, Msn e diversos outros.
E isso acontece também na área musical. Bandas disponibilizam suas músicas de forma gratuita e ao se interessar pelo trabalho da banda o consumidor frequenta shows, o que trás retorno ao artista.
A banda brasileira Calypso cresceu graças as redes de distribuição alternativa. Geralmente vendidos em camelôs, os cds eram distribuidos a preços baixos e chegavam dessa forma a grande massa, que causou o estouro da banda, levando-a fazer shows grandiosos, participações em programas de tv e propagandas de produtos.
Resumindo: A nova maneira de se ganhar dinheiro na web é vender para muita gente por um preço muito baixo.

Um livro imperdível, que prova porque falar de comunicação hoje em dia é mais do que concordar com escolas. É entender como as coisas acontecem e saber usar essas informações.
A adaptação de recursos de comunicação em função de uma estratégia é fato na publicidade contemporânea. A exemplo disso, temos a realidade aumentada, que em cada campanha é usada de uma forma diferente. Porem, geralmente presenciamos isso em ferramentas novas, que ainda estão em fase de exploração.
Por isso mesmo, a sacada feita pela AlmapBBDO para o Greenpeace é tão forte. Aproveitando-se do Youtube, um recurso já bem explorado para praticamente todos os fins, eles criaram uma ideia totalmente nova e até agora única.



O total são 3 vídeos: nível dos oceanos, condições climáticas e biodiversidade. Todos eles seguem o mesmo estilo, sempre com a ideia de causa e consequência.
É claro que a propaganda passa pelo problema de não poder ser vinculada fora do Youtube, mas isso é compensado por ser um canal ao qual todos tem acesso e pela ideia nova, que já está sendo viralizada pela web.
Dessa vez o Greenpeace e a AlmapBBDO acertaram em cheio. Propaganda forte e objetiva, sem ser chocante ou pesada em suas imagens.
"Acho que sábado é a rosa da semana." Clarice Lispector

Se essa frase de Clarice Lispector fosse uma regra, com certeza as exceções ocorreriam na Semana de Comunicação Unimonte. De terça a quinta os dias foram realmente floridos de conhecimento. E apesar das opniões sobre o dia mais incrivel serem variadas, todos os que estiveram presentes concordam, foram dias fantasticos.
E tudo isso se deve a presença mais que especial de 3 convidados: Ludmila Rossi, Cibar Ruiz e Bartira Pontes.

A começar por terça-feira(10/11) a Diretora Criativa da MKT Virtual, Ludmila Rossi deu uma aula em forma de palestra.
Sempre falando sobre o mercado local, ela contou um pouco sobre o surgimento da MKT Virtual, agência de Santos, especializada em publicidade na internet. Depois, mostrou peças criadas pela agência, principalmente sites e blogs, que justificam o sucesso da empresa.
Um dos grandes destaques da palestra foi o site da Avon, entre outros recursos ele trás a Maquiagem Virtual, a interação com o público que testam a maquiagem antes de compra-la. Uma sacada incrivel, de muito bom gosto e que mostra a preocupação com a satisfação do cliente acima da venda.
Mas o melhor veio com o case Lúcia, A Noiva Abandonada, um viral produzido em parceria com a Id&a de Belo Horizonte que ganhou repercursão nacional e foi noticiado em jornais, revistas, portais e até em televisão.
O viral, feito para promover o filme 5 Frações de uma quase História, conta a história de uma noiva abandonada. Atraves da internet e em videos filmados nas ruas ela tenta achar o seu noivo, que a teria abandonado no altar, com o intuito de virgar-se. O viral foi tão bem sucedido que chegou a ser premiado.

O que ficou claro, é a importancia das ideias independente de onde serão veiculadas:Santos, São Paulo, Belo Horizonte.



Na quarta-feira(11/11) recebemos o sócio e diretor de criação da agência Tônica, Cibar Ruiz. Com muita animação e dando um show de sabedoria.
A temática da palestra foi "O Dadadaísmo da Comunicação" ele começou explicando que o tema não tem relação alguma com o movimento artístico dadaísmo, a explicação para o nome são as perguntas que ele responde frequentemente, peguntas do tipo: Dá pra fazer sucesso no mercado de São Paulo?, Dá pra inovar em publicidade?. E ele sempre responde: Dá, dá, dá! Dessa forma, Cibar falou sobre o mercado publicitário, sempre ilustrando com peças de destaque, relizadas ao longo de sua carreira de sucesso.
Um dos destaques foi o Outdoor feito para a Caipiroska. A imagem mostra um saco de limões, daqueles de feira, só que todo vazado do outdoor, uma peça incrivel que pra completar durante a noite iluminava-se, tanto o detalhe nos limões, quanto o nome Caipiroska.


Depois ele mostrou a campanha feita para o Clube da Voz, que como ponto central teve os spots feitos para rádio, alem do site www.avozqueeuqueroter.com.br, vale apena entrar e conferir.
Uma das campanhas mas criativas mostrada na palestra foi a do produto Ginseng. O uso de outdoor foi constante, mas de forma diferenciada. A cada dia o outdoor mudava, sempre com mensagens relacionadas ao dia-a-dia, essa rotatividade ocorreu durante meses.
Entre muitos cases de sucesso mostrados, o melhor ficou para o final. Cibar contou a montagem da campanha do Nissan Sentra com as banda ficticia The Uncle. A campanha gerou mídia espontânea por parte de diversas públicações, que encaravam a volta da banda como verdadeira, sem saber que a banda sequer havia existido e toda a movimentação era uma campanha de marketing. Após 2 meses de campanha da banda e com o lançamento nas rádios do hit "não tem cara de tiozão", foi lançado o comercial no novo Nissan Sentra, revelando a campanha e levando-a a ser premiada até internacionalmente.

Como lição, Cibar deixou a importância da originalidade, mesmo que seja com ferramentas antigas, como o outdoor, a criatividade é o que conta para diferenciar-se no mercado.


Na palestra de quinta-feira(11/11) recebemos Bartira Pontes, gerente de internet da Borghierh/Lowe.
Bartira deu uma aula de mídia. Durante todo o tempo ela infatizou o bom relacionamento que as empresas precisam ter com seu público e a grande força para esse contato são as redes sociais, e o grande acesso que o público tem a elas.
Por isso, a habilidade com esse tipo de ferramenta, aliada a boas ideias, formam um publicitário diferenciado e qualificado.
E aproveitando o acesso do público as ferramentas de internet, ela falou de alguns virais, resaltando que a habilidade de comunicar-se não é mais exclusiva, mas disponível a todos.
Bartira mostrou alguns cases de sucesso da Borghierh/Lowe, como o da Clean, shampo anticaspa.
Ela também contou um pouco mais sobre a realidade aumentada, dizendo que isso ainda está sendo mal aproveitado e pode no futuro ser uma ferramenta do dia-a-dia, até mesmo foi mostrado um vídeo da Microsoft para ilustrar a idea.

Bartira realmente mostrou que uma grande mídia também tem que ser uma grande pesquisadora, ficar atenta aos acontecimento e saber que ainda há muito o que aprender e descobrir.
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