"Acho que sábado é a rosa da semana." Clarice Lispector
Se essa frase de Clarice Lispector fosse uma regra, com certeza as exceções ocorreriam na Semana de Comunicação Unimonte. De terça a quinta os dias foram realmente floridos de conhecimento. E apesar das opniões sobre o dia mais incrivel serem variadas, todos os que estiveram presentes concordam, foram dias fantasticos.
E tudo isso se deve a presença mais que especial de 3 convidados: Ludmila Rossi, Cibar Ruiz e Bartira Pontes.
A começar por terça-feira(10/11) a Diretora Criativa da MKT Virtual, Ludmila Rossi deu uma aula em forma de palestra.
Sempre falando sobre o mercado local, ela contou um pouco sobre o surgimento da MKT Virtual, agência de Santos, especializada em publicidade na internet. Depois, mostrou peças criadas pela agência, principalmente sites e blogs, que justificam o sucesso da empresa.
Um dos grandes destaques da palestra foi o site da Avon, entre outros recursos ele trás a Maquiagem Virtual, a interação com o público que testam a maquiagem antes de compra-la. Uma sacada incrivel, de muito bom gosto e que mostra a preocupação com a satisfação do cliente acima da venda.
Mas o melhor veio com o case Lúcia, A Noiva Abandonada, um viral produzido em parceria com a Id&a de Belo Horizonte que ganhou repercursão nacional e foi noticiado em jornais, revistas, portais e até em televisão.
O viral, feito para promover o filme 5 Frações de uma quase História, conta a história de uma noiva abandonada. Atraves da internet e em videos filmados nas ruas ela tenta achar o seu noivo, que a teria abandonado no altar, com o intuito de virgar-se. O viral foi tão bem sucedido que chegou a ser premiado.
O que ficou claro, é a importancia das ideias independente de onde serão veiculadas:Santos, São Paulo, Belo Horizonte.
Na quarta-feira(11/11) recebemos o sócio e diretor de criação da agência Tônica, Cibar Ruiz. Com muita animação e dando um show de sabedoria.
A temática da palestra foi "O Dadadaísmo da Comunicação" ele começou explicando que o tema não tem relação alguma com o movimento artístico dadaísmo, a explicação para o nome são as perguntas que ele responde frequentemente, peguntas do tipo: Dá pra fazer sucesso no mercado de São Paulo?, Dá pra inovar em publicidade?. E ele sempre responde: Dá, dá, dá! Dessa forma, Cibar falou sobre o mercado publicitário, sempre ilustrando com peças de destaque, relizadas ao longo de sua carreira de sucesso.
Um dos destaques foi o Outdoor feito para a Caipiroska. A imagem mostra um saco de limões, daqueles de feira, só que todo vazado do outdoor, uma peça incrivel que pra completar durante a noite iluminava-se, tanto o detalhe nos limões, quanto o nome Caipiroska.
Depois ele mostrou a campanha feita para o Clube da Voz, que como ponto central teve os spots feitos para rádio, alem do site www.avozqueeuqueroter.com.br, vale apena entrar e conferir.
Uma das campanhas mas criativas mostrada na palestra foi a do produto Ginseng. O uso de outdoor foi constante, mas de forma diferenciada. A cada dia o outdoor mudava, sempre com mensagens relacionadas ao dia-a-dia, essa rotatividade ocorreu durante meses.
Entre muitos cases de sucesso mostrados, o melhor ficou para o final. Cibar contou a montagem da campanha do Nissan Sentra com as banda ficticia The Uncle. A campanha gerou mídia espontânea por parte de diversas públicações, que encaravam a volta da banda como verdadeira, sem saber que a banda sequer havia existido e toda a movimentação era uma campanha de marketing. Após 2 meses de campanha da banda e com o lançamento nas rádios do hit "não tem cara de tiozão", foi lançado o comercial no novo Nissan Sentra, revelando a campanha e levando-a a ser premiada até internacionalmente.
Como lição, Cibar deixou a importância da originalidade, mesmo que seja com ferramentas antigas, como o outdoor, a criatividade é o que conta para diferenciar-se no mercado.
Na palestra de quinta-feira(11/11) recebemos Bartira Pontes, gerente de internet da Borghierh/Lowe.
Bartira deu uma aula de mídia. Durante todo o tempo ela infatizou o bom relacionamento que as empresas precisam ter com seu público e a grande força para esse contato são as redes sociais, e o grande acesso que o público tem a elas.
Por isso, a habilidade com esse tipo de ferramenta, aliada a boas ideias, formam um publicitário diferenciado e qualificado.
E aproveitando o acesso do público as ferramentas de internet, ela falou de alguns virais, resaltando que a habilidade de comunicar-se não é mais exclusiva, mas disponível a todos.
Bartira mostrou alguns cases de sucesso da Borghierh/Lowe, como o da Clean, shampo anticaspa.
Ela também contou um pouco mais sobre a realidade aumentada, dizendo que isso ainda está sendo mal aproveitado e pode no futuro ser uma ferramenta do dia-a-dia, até mesmo foi mostrado um vídeo da Microsoft para ilustrar a idea.
Bartira realmente mostrou que uma grande mídia também tem que ser uma grande pesquisadora, ficar atenta aos acontecimento e saber que ainda há muito o que aprender e descobrir.
Se essa frase de Clarice Lispector fosse uma regra, com certeza as exceções ocorreriam na Semana de Comunicação Unimonte. De terça a quinta os dias foram realmente floridos de conhecimento. E apesar das opniões sobre o dia mais incrivel serem variadas, todos os que estiveram presentes concordam, foram dias fantasticos.
E tudo isso se deve a presença mais que especial de 3 convidados: Ludmila Rossi, Cibar Ruiz e Bartira Pontes.
A começar por terça-feira(10/11) a Diretora Criativa da MKT Virtual, Ludmila Rossi deu uma aula em forma de palestra.
Sempre falando sobre o mercado local, ela contou um pouco sobre o surgimento da MKT Virtual, agência de Santos, especializada em publicidade na internet. Depois, mostrou peças criadas pela agência, principalmente sites e blogs, que justificam o sucesso da empresa.
Um dos grandes destaques da palestra foi o site da Avon, entre outros recursos ele trás a Maquiagem Virtual, a interação com o público que testam a maquiagem antes de compra-la. Uma sacada incrivel, de muito bom gosto e que mostra a preocupação com a satisfação do cliente acima da venda.
Mas o melhor veio com o case Lúcia, A Noiva Abandonada, um viral produzido em parceria com a Id&a de Belo Horizonte que ganhou repercursão nacional e foi noticiado em jornais, revistas, portais e até em televisão.
O viral, feito para promover o filme 5 Frações de uma quase História, conta a história de uma noiva abandonada. Atraves da internet e em videos filmados nas ruas ela tenta achar o seu noivo, que a teria abandonado no altar, com o intuito de virgar-se. O viral foi tão bem sucedido que chegou a ser premiado.
O que ficou claro, é a importancia das ideias independente de onde serão veiculadas:Santos, São Paulo, Belo Horizonte.
Na quarta-feira(11/11) recebemos o sócio e diretor de criação da agência Tônica, Cibar Ruiz. Com muita animação e dando um show de sabedoria.
A temática da palestra foi "O Dadadaísmo da Comunicação" ele começou explicando que o tema não tem relação alguma com o movimento artístico dadaísmo, a explicação para o nome são as perguntas que ele responde frequentemente, peguntas do tipo: Dá pra fazer sucesso no mercado de São Paulo?, Dá pra inovar em publicidade?. E ele sempre responde: Dá, dá, dá! Dessa forma, Cibar falou sobre o mercado publicitário, sempre ilustrando com peças de destaque, relizadas ao longo de sua carreira de sucesso.
Um dos destaques foi o Outdoor feito para a Caipiroska. A imagem mostra um saco de limões, daqueles de feira, só que todo vazado do outdoor, uma peça incrivel que pra completar durante a noite iluminava-se, tanto o detalhe nos limões, quanto o nome Caipiroska.
Depois ele mostrou a campanha feita para o Clube da Voz, que como ponto central teve os spots feitos para rádio, alem do site www.avozqueeuqueroter.com.br, vale apena entrar e conferir.
Uma das campanhas mas criativas mostrada na palestra foi a do produto Ginseng. O uso de outdoor foi constante, mas de forma diferenciada. A cada dia o outdoor mudava, sempre com mensagens relacionadas ao dia-a-dia, essa rotatividade ocorreu durante meses.
Entre muitos cases de sucesso mostrados, o melhor ficou para o final. Cibar contou a montagem da campanha do Nissan Sentra com as banda ficticia The Uncle. A campanha gerou mídia espontânea por parte de diversas públicações, que encaravam a volta da banda como verdadeira, sem saber que a banda sequer havia existido e toda a movimentação era uma campanha de marketing. Após 2 meses de campanha da banda e com o lançamento nas rádios do hit "não tem cara de tiozão", foi lançado o comercial no novo Nissan Sentra, revelando a campanha e levando-a a ser premiada até internacionalmente.
Como lição, Cibar deixou a importância da originalidade, mesmo que seja com ferramentas antigas, como o outdoor, a criatividade é o que conta para diferenciar-se no mercado.
Na palestra de quinta-feira(11/11) recebemos Bartira Pontes, gerente de internet da Borghierh/Lowe.
Bartira deu uma aula de mídia. Durante todo o tempo ela infatizou o bom relacionamento que as empresas precisam ter com seu público e a grande força para esse contato são as redes sociais, e o grande acesso que o público tem a elas.
Por isso, a habilidade com esse tipo de ferramenta, aliada a boas ideias, formam um publicitário diferenciado e qualificado.
E aproveitando o acesso do público as ferramentas de internet, ela falou de alguns virais, resaltando que a habilidade de comunicar-se não é mais exclusiva, mas disponível a todos.
Bartira mostrou alguns cases de sucesso da Borghierh/Lowe, como o da Clean, shampo anticaspa.
Ela também contou um pouco mais sobre a realidade aumentada, dizendo que isso ainda está sendo mal aproveitado e pode no futuro ser uma ferramenta do dia-a-dia, até mesmo foi mostrado um vídeo da Microsoft para ilustrar a idea.
Bartira realmente mostrou que uma grande mídia também tem que ser uma grande pesquisadora, ficar atenta aos acontecimento e saber que ainda há muito o que aprender e descobrir.
(0) Comments